top of page

Barreira líquida contra o calor e o desbotamento

Testamos o revestimento líquido para aplicação em vidros que garante proteção contra os raios solares, sem alterar a transparência do vidro.

A revista Tecnologia & Vidro acompanhou a aplicação do KristalBond, um revestimento líquido que, quando aplicado no vidro, faz com ele bloqueie a entrada de raios ultravioleta e infravermelho. Na prática, o produto adquire propriedades semelhantes à de um vidro de controle solar laminado, retendo mais de 90% da ação prejudicial dos raios solares que causam o aquecimento interno e o desbotamento de cortinas e móveis.


O produto, de tecnologia japonesa, é fabricado na Malásia há mais de 10 anos, sendo que, em maio desde ano, ele começou a ser comercializado no país pela KBT Brasil, de Itaquaquecetuba (SP). Rogério Duarte, gerente comercial da companhia, ressalta as qualidades do revestimento líquido: “O KristalBond é um produto que não delamina, não descasca e não forma bolhas durante a aplicação. Isso faz com que a visibilidade do ambiente interno e externo seja perfeita”.


O produto tem garantia de 10 anos, mas precisa ser aplicado por profissionais certificados. Por isso, antes de o KristalBond chegar ao Brasil, o fabricante fez um workshop para qualificar os aplicadores no país. “Hoje, temos quatro aplicadores em São Paulo, um no Rio Grande do Sul, um em Santa Catarina e um na região Centro-Oeste”, conta Duarte. Como os vidraceiros e os transformadores não poderão fazer a aplicação do KristalBond, a empresa está oferecendo a estes parceria na parte de comercialização, com pagamento de porcentagem sobre a venda realizada.


O produto é especialmente indicado nos casos em que o vidro comum, impresso ou temperado já esteja aplicado na obra, pois evita os contratempos de uma substituição dos vidros por produtos de contenção solar seletiva (refletivos e low-E laminados).


O custo do produto, já com a aplicação, varia conforme a situação, pois depende da área em que vai ser aplicado, do acesso ao local, da porcentagem a ser paga ao empresário vidreiro e das ferramentas que serão usadas. Estima-se que o preço fique entre R$ 150 e R$ 300 o metro quadrado. “Nós utilizamos 20g de produto por metro quadrado. É uma formulação que é feita no momento da aplicação, quando misturamos 60% do líquido A com 40% do líquido B, para dar início a um processo de catalisação”, explica o gerente comercial.
Depois da aplicação, o vidro não pode ser manipulado durante duas horas, que é o período de pré-cura do material. “A limpeza do vidro é normal, pode ser usado qualquer produto de limpeza. Porém, esta só pode ser feita sete dias depois da aplicação do KristalBond, que é o período de cura total do produto”, explica Duarte.


Nos testes realizados no estúdio da Revista Tecnologia & Vidro, o KristalBond bloqueou totalmente a radiação UV minutos após a aplicação. A peça de vidro onde houve a aplicação diante da reportagem não foi testada com relação à contenção de calor, entretanto, a que Duarte trouxe consigo reduziu substancialmente a temperatura.

 

 

Fonte: http://www.vidros.inf.br/barreira-liquida-contra-o-calor-e-o-desbotamento

© Copyright. Todos os direitos reservados.

bottom of page